Freio

Manutenção preventiva dos freios.

Ao descer uma ladeira, procure usar a mesma marcha que colocaria se estivesse na subida. Jamais utilize o ponto morto, pois os freios não conseguirão segurar o veículo em uma situação de emergência. Além disso, o maior esforço dos freios pode levar os discos e pastilhas ao super-aquecimento. O carro pode ficar sem freios. Cheque mensalmente o nível do fluido de freio.


Quando for completá-lo, tome cuidado para não deixar cair nenhuma partícula de sujeira. Qualquer resíduo pode comprometer o perfeito funcionamento do sistema. Ao aproximar o carro de cruzamentos e semáforos, tire o pé do acelerador e mantenha a marcha engatada para que o motor diminua a velocidade do carro. Você evita freadas bruscas e preserva discos e pastilhas de freio.


O tipo de necessidade mais comum na manutenção de freios é a troca das pastilhas.


As pastilhas do freio a disco normalmente têm uma peça de metal chamada indicador de desgaste. Quando muito material de atrito está gasto, o indicador de desgaste vai  contatar o disco e produzir um som agudo. Isso  significa que é hora de pôr pastilhas novas.


Também há uma abertura para inspeção na pinça para que você possa ver quanto material de atrito resta nas pastilhas de freio.